sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Walt e a Segunda Grande Guerra

     O estúdio da Disney funcionava desde a criação de Mickey em 1928. Nos anos seguintes foram criados vários personagens e curtas variados como: The Wise Little Hen (primeira aparição de Donald Duck), Three Litlle Pigs, etc.
     Em 21 de Dezembro de 1937,  foi lançado o primeiro longa metragem de animação do mundo "Branca de Neve e os Sete Anões". Menos de dois anos depois o mundo entrava na Segunda Guerra Mundial. Porém o jovem Walt Disney não  desistiu de seu sonho de levar alegria para as pessoas. Fez algumas animações entre 1939 e 1945. Mas, algumas não foram bem recebidas.

 A lista que vou fazer estará em ordem de lançamento.

                                     1- Pinoquío (1940)

       Esse filme foi inspirado no livro de Carlos Collodi. O segundo clássico lançado foi o primeiro fracasso nacional e internacional da Disney, por causa do desenvolvimento da guerra. Sendo considerado um filme sombrio para a época, por ter quatro antagonistas e nenhum é "literalmente derrotado" 
       Hoje ele é bem recebido, principalmente por causa da música   "When You Wish Upon a Star", atual tema da empresa.



2- Fantasia (1940)

O terceiro clássico consiste em oito peças de música clássica  conduzidas pelo maestro Leopold Stokwoski e  consequentemente 8 pequenas animações. O filme foi incapaz de gerar lucros, por causa do alto custo de produção e por causa da guerra.
 Gente, 1940 definitivamente não foi um ano bom pro velho Walt...


3- Dumbo ( 1941)

O meu filme favorito foi lançado após dois fracassos. Sendo considerado uma produção barata e somente com 64 minutos de duração, ele conseguiu recuperar os gastos de Fantasia e foi a maior bilheteria até Cinderela (1950).
A história do elefantinho orelhudo que supera os preconceitos e se dá bem no final emocionou platéias ao redor do mundo.


3- Bambi (1942)

Depois que Dumbo foi lançado, o estúdio voltou a fazer boas animações. A saga do pequeno cervo que aprende a sobreviver na floresta depois que caçadores matam sua mãe até que ele se torne o Príncipe da Floresta, comoveu milhões de adultos e crianças. 
A Disney começava a se levantar do tombo que tinha levado em 1940.


4- Saludo Amigos ( 1942)

Os desenhistas e o próprio Walt fizeram uma viagem pela América do Sul, para conseguir o apoio do Brasil, Argentina, Peru, Chile para os EUA na  II Guerra. Esses países ficariam ao seu lado contra o Eixo. 
O filme é composto por quatro curtas mostrando a cultura de cada país. O primeiro mostra uma aventura de Donald no Lago Titicaca, no Peru. O segundo mostra um aviãozinho que mora em Santiago. O terceiro mostra Pateta no lugar de um argentino dos Pampas. 
O último curta, mostra as belezas do Rio de Janeiro ao som de Aquarela do Brasil, cantado por Ari Barroso. Nesse curta também é introduzido um novo personagem:o papagaio José Carioca, que apresenta a Donald o samba e a cachaça. Um dos melhores na minha opinião.



5- Você já foi à Bahia? (1944)

Esse filme foca em Donald e seus presentes de aniversário, sendo divido em sete segmentos para cada presente ganho. Traz o retorno de José Carioca, cantando sobre a beleza da Bahia; e apresenta o pássaro mexicano Panchito Pistoles. Com ele foi formado os Três Caballeros, onde eles cantam sobre a beleza do México.
É considerado a última aparição de José Carioca, que não apareceu  mais oficialmente desde então. 
Espero que ele apareça novamente em futuras produções mostrando algo do Brasil. Quem sabe em 2016 durante as Olimpíadas?


 Em 1945, a Guerra acabou. 
Até 1950, as animações do Estúdio Disney sofreram  diversas críticas negativas, mas isso mudou  com o lançamento de "Cinderela" nesse mesmo ano.

Espero que tenham gostado.  
Um abraço 
Miguel.

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário