domingo, 12 de junho de 2016

"Poderoso Chefão" em Zootopia

Quem viu Zootopia sabe que ele é um filme repleto de easter-eggs e referências, não só de produções anteriores dos estúdios Disney, mas também de uma produção clássica do cinema, "The Godfather" de 1971.


Kozlov, ele que seria o "Don Corleone animal"... Por que não foi?

Para quem não conhece esse clássico do cinema, aí vai um resumo básico: a família Corleone é uma das mais influentes na Máfia americana. O filme mostra a trajetória de seus integrantes entre 1945 e 1955; tem várias cenas marcantes e inesquecíveis: Don Vito Corleone (Marlon Brando) em seu escritório, a cabeça de um cavalo na cama de um empresário, o fuzilamento de Santino Corleone e a cena final por exemplo.


Quem nunca se assustou com essa cena?

Ou não se emocionou com essa?

Se você conhece bem a franquia, deve ter identificado de imediato a óbvia referência a esse filme: o musaranho do ártico, Mr.Big. O personagem foi 100% inspirado no Corleone interpretado por Brando.

Mr. Big

No longa, os protagonistas deram de cara com a maior mente do crime organizado de Zootopia. Tendo enormes ursos polares como capangas, Big fica furioso ao ver o trapaceiro Nick Wilde. A raposa já tinha passado a perna no "Poderoso Chefinho".

"Confiei em você, Nick. Abri as portas de minha casa, nós jantamos juntos... Nona fez até um Cannolli. E como foi que você me retribuiu? Um tapete, feito de gambá. Foi um desrespeito comigo e com minha Nona que foi enterrada com aquele tapete fedorento..."
                                                                                                                             - Mr. Big para Nick

O "capo" então, manda congelar os dois. Seria o fim da história se Fru-Fru não fosse chamar seu pai para dançar e reconhecesse Judy. Ao descobrir que Judy salvou sua filha, ele dá as informações necessárias para achar Lontroza, peça fundamental para esclarecer o mistério de Zootopia.


Fru-Fru e seu pai

No final do filme ele ameaça congelar o Duke of Weaseltown, após este animal se negar a falar algo importante. Por causa diiso, a doninha cantou igual passarinho. Como todo bom morador de Zootopia, ele foi para o show final da superstar Gazelle com sua filha.


"E a madrinha da minha futura netinha"

Um personagem que serviu como homenagem a um dos maiores papéis feitos para o cinema e a um dos maiores atores de todos os tempos.

Os ursos polares, capangas de Big (Kozlov, Kevin e Raymond...) são como os aliados da família Corleone , tanto ao Vito quanto ao Michael.

Kozlov é descrito oficialmente como "o urso polar que Big mais confia", e é o mais competente por assim dizer, muito parecido com Luca Brasi (executor de Corleone).

Kozlov e Brasi


Fru- Fru representa Constanzia "Connie" Corleone, que se casa no inicio do longa. Ambas têm papéis pequenos e causam pouca relevância diretamente na história central. A bichinha quase é esmagada por uma rosquinha gigante no início do filme, mas é salva por Judy; por causa disso,  Judy e Nick não foram congelados por Mr. Big. No final do filme, ela aparece grávida.

Connie se casa no início do primeiro longa, e com o decorrer do filme, vive sofrendo abusos físicos de seu marido. Mesmo que seu papel não tenha sido "grande", teve consequências no destino de sua família... Como o fuzilamento de seu irmão Santino "Sonny" Corleone .

Se perceberem, o penteado e vestido de casamento de Fru-Fru são inspirados na caracterização de Constanzia

Fru-Fru e Connie em seus vestidos de noiva

Até a entrada da Mansão do musaranho lembra um pouco a entrada da Mansão Corleone.


Não parece um pouco?


E uma curiosidade: a atriz que interpretou Kay Adams, Diane Keaton, vai dublar Jenny a mãe de Dory na nova animação da Pixar "Procurando Dory" ( No Brasil, dia 30/06/2016).

      "Vou fazer uma oferta que ele não poderá recusar"- Don Vito Corleone

 "Minha querida, podemos ter evoluído... Mas no fundo, ainda somos animais"- Mr. Big


E vocês? Perceberam mais alguma semelhança?

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel
Tão fofinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário