sábado, 26 de dezembro de 2015

Biografia de personagem- José Carioca

     Em 17 de Agosto de 1941, Walt  Disney e sua equipe de desenhistas chegavam no Brasil, para defender a "Política da Boa vizinhança", iniciativa para aproximar os Estados Unidos dos países Sul-americanos.
    É correto dizer que ele se divertiu: comeu frango assado, foi na praia de Copacabana, andou de bicicleta no Calçadão, tirou fotos com Getúlio Vargas, o então Presidente da República. A única coisa que ele não gostou foi ver as reações dos brasileiros em relação ao seu filme que estreava naquele mesmo ano por aqui: "Fantasia", que foi um fracasso colossal.



   Em sua estadia no Rio de Janeiro, Disney conheceu o cartunista brasileiro J.Carlos. Walt se encantou pelo trabalho do cartunista e deu a oportunidade dele trabalhar em seus estúdios; porém J.Carlos recusou a oferta (Oi??...). Mesmo assim ele recebeu uma homenagem do estúdio e seu dono.
Com um jeitinho malandro, um charuto na boca e uma clara semelhança com o cartunista brasileiro, nascia o papagaio brasileiro José Carioca.


José Carioca

  Sua primeira aparição foi no filme "Saludo Amigos" ("Alô, amigos" no Brasil). Durante o segmento "Aquarela do Brasil",o Pato Donald presencia a criação de seu amigo .



José ensina a Donald sobre o samba e a cachaça. O sucesso de José foi imediato; por esse motivo ele retornou no filme "Você Já Foi à Bahia?" onde ele fala para Donald sobre a beleza da Bahia, junto com Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda. Eles então abrem um terceiro presente, de onde sai Panchito Pistoles. No clímax do filme, ele acende uma piñata/dinamite com seu charuto, e para variar sobra para Donald. No final do filme ele assiste com seus companheiros fogos de artíficio formando as bandeiras do México, Brasil e Estados Unidos.



Zé Carioca teve uma aparição rápida no filme "Tempo de Melodia", onde ele e Donald ficam animados com o ritmo do Samba. 
Desde então não apareceu em filmes oficialmente, tendo pequenas aparições.Ele tem uma revista mensal no Brasil

No point do Mickey.

Em " Alice in Wonderland".

em "Who framed Roger Rabbit"

Sua última aparição foi em um curta centrado na copa do mundo que ocorreu no Brasil em 2014.

       Ele não aparece faz algum tempo. Estou com uma expectativa de que em 2016, ele talvez apareça em algum material sobre o Brasil por causa das Olimpíadas no Rio de Janeiro, sua terra natal.

                
Um abraço
Miguel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário