quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Curiosidades sobre " A dama e o Vagabundo"

      "A Dama e o Vagabundo" foi lançado em 1955 e conta uma belíssima história de amor entre uma Cocker Spaniel da alta sociedade e um vira-lata de rua.
      Resolvi publicar algumas curiosidades bem interessantes sobre esse filme.

            1-Baseado em livro:

          Esse Clássico da Era de Prata da Disney foi inspirado em um livro chamado "Lady and the Tramp - The Story of Two Dogs", porem é considerado o primeiro clássico original da empresa, pois podiam  alterar e melhorar o material original do livro.

            
                                      2-  Melhor que Alice e Peter Pan:


       Walt era bastante centralizador e tudo passava por ele antes de ser aprovado. Diferente de "Alice no País das Maravilhas" e "Peter Pan" que não chamaram tanta a atenção do dono da empresa, ele sempre dizia que esse filme parecia um "Bambi com animais domesticados".


                                         3-O nome do vira-lata:


      Durante as primeiras versões do roteiro, o cachorro que hoje o mundo conhece como Vagabundo tinha outros nomes: Homer, Rags e Bozo. 


4- Os Gatos Siameses:

       O nome dos gatos de Tia Sarah nunca é mencionado no filme,
mas eles se chamam Si e Am, tendo recebido antes os nomes de Nip e Tuck. Muitas pessoas consideram esses gatos como um deboche do povo asíatico.


5- O ponto de vista:

Pelo filme se passar no ponto de vista de um cachorro, o rosto dos humanos quase nunca é visto, focando mais em seus pés.

6- A arte imita a vida 

Dizem que a cena inicial do filme, onde Jim querido dá Lady para Querida foi inspirada em um real acontecimento da vida de Walt Disney. Após esquecer de um jantar  com  sua esposa, ele deu um filhote de cachorro para ela e foi imediatamente perdoado.


7- E morreu ... Só que não:

No final do filme, a carruagem que levava Vagabundo tomba em cima de Caco, deixando Joca muito triste. Isso ocorre porque ele deveria morrer nessa cena. Walt resolveu tirar a morte do cãozinho para não repetir o trauma que a morte da mãe de certo cervo tinha causado. Ele aparece com a perna quebrada, mostrando que ele só desmaiou.Ainda bem...


8- Peg

Eric Larson  foi o responsável pela animação da cadela Peg, durante seu número musical do canil, baseando-se em Mae West e Peggy Lee, que fazia a voz de Peg.





Então essas são algumas das curiosidades sobre o filme.
O que vocês acharam?
Qual é sua parte favorita do filme?
Um abraço 
Miguel.





sábado, 26 de dezembro de 2015

Biografia de personagem- José Carioca

     Em 17 de Agosto de 1941, Walt  Disney e sua equipe de desenhistas chegavam no Brasil, para defender a "Política da Boa vizinhança", iniciativa para aproximar os Estados Unidos dos países Sul-americanos.
    É correto dizer que ele se divertiu: comeu frango assado, foi na praia de Copacabana, andou de bicicleta no Calçadão, tirou fotos com Getúlio Vargas, o então Presidente da República. A única coisa que ele não gostou foi ver as reações dos brasileiros em relação ao seu filme que estreava naquele mesmo ano por aqui: "Fantasia", que foi um fracasso colossal.



   Em sua estadia no Rio de Janeiro, Disney conheceu o cartunista brasileiro J.Carlos. Walt se encantou pelo trabalho do cartunista e deu a oportunidade dele trabalhar em seus estúdios; porém J.Carlos recusou a oferta (Oi??...). Mesmo assim ele recebeu uma homenagem do estúdio e seu dono.
Com um jeitinho malandro, um charuto na boca e uma clara semelhança com o cartunista brasileiro, nascia o papagaio brasileiro José Carioca.


José Carioca

  Sua primeira aparição foi no filme "Saludo Amigos" ("Alô, amigos" no Brasil). Durante o segmento "Aquarela do Brasil",o Pato Donald presencia a criação de seu amigo .



José ensina a Donald sobre o samba e a cachaça. O sucesso de José foi imediato; por esse motivo ele retornou no filme "Você Já Foi à Bahia?" onde ele fala para Donald sobre a beleza da Bahia, junto com Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda. Eles então abrem um terceiro presente, de onde sai Panchito Pistoles. No clímax do filme, ele acende uma piñata/dinamite com seu charuto, e para variar sobra para Donald. No final do filme ele assiste com seus companheiros fogos de artíficio formando as bandeiras do México, Brasil e Estados Unidos.



Zé Carioca teve uma aparição rápida no filme "Tempo de Melodia", onde ele e Donald ficam animados com o ritmo do Samba. 
Desde então não apareceu em filmes oficialmente, tendo pequenas aparições.Ele tem uma revista mensal no Brasil

No point do Mickey.

Em " Alice in Wonderland".

em "Who framed Roger Rabbit"

Sua última aparição foi em um curta centrado na copa do mundo que ocorreu no Brasil em 2014.

       Ele não aparece faz algum tempo. Estou com uma expectativa de que em 2016, ele talvez apareça em algum material sobre o Brasil por causa das Olimpíadas no Rio de Janeiro, sua terra natal.

                
Um abraço
Miguel.







sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Walt e a Segunda Grande Guerra

     O estúdio da Disney funcionava desde a criação de Mickey em 1928. Nos anos seguintes foram criados vários personagens e curtas variados como: The Wise Little Hen (primeira aparição de Donald Duck), Three Litlle Pigs, etc.
     Em 21 de Dezembro de 1937,  foi lançado o primeiro longa metragem de animação do mundo "Branca de Neve e os Sete Anões". Menos de dois anos depois o mundo entrava na Segunda Guerra Mundial. Porém o jovem Walt Disney não  desistiu de seu sonho de levar alegria para as pessoas. Fez algumas animações entre 1939 e 1945. Mas, algumas não foram bem recebidas.

 A lista que vou fazer estará em ordem de lançamento.

                                     1- Pinoquío (1940)

       Esse filme foi inspirado no livro de Carlos Collodi. O segundo clássico lançado foi o primeiro fracasso nacional e internacional da Disney, por causa do desenvolvimento da guerra. Sendo considerado um filme sombrio para a época, por ter quatro antagonistas e nenhum é "literalmente derrotado" 
       Hoje ele é bem recebido, principalmente por causa da música   "When You Wish Upon a Star", atual tema da empresa.



2- Fantasia (1940)

O terceiro clássico consiste em oito peças de música clássica  conduzidas pelo maestro Leopold Stokwoski e  consequentemente 8 pequenas animações. O filme foi incapaz de gerar lucros, por causa do alto custo de produção e por causa da guerra.
 Gente, 1940 definitivamente não foi um ano bom pro velho Walt...


3- Dumbo ( 1941)

O meu filme favorito foi lançado após dois fracassos. Sendo considerado uma produção barata e somente com 64 minutos de duração, ele conseguiu recuperar os gastos de Fantasia e foi a maior bilheteria até Cinderela (1950).
A história do elefantinho orelhudo que supera os preconceitos e se dá bem no final emocionou platéias ao redor do mundo.


3- Bambi (1942)

Depois que Dumbo foi lançado, o estúdio voltou a fazer boas animações. A saga do pequeno cervo que aprende a sobreviver na floresta depois que caçadores matam sua mãe até que ele se torne o Príncipe da Floresta, comoveu milhões de adultos e crianças. 
A Disney começava a se levantar do tombo que tinha levado em 1940.


4- Saludo Amigos ( 1942)

Os desenhistas e o próprio Walt fizeram uma viagem pela América do Sul, para conseguir o apoio do Brasil, Argentina, Peru, Chile para os EUA na  II Guerra. Esses países ficariam ao seu lado contra o Eixo. 
O filme é composto por quatro curtas mostrando a cultura de cada país. O primeiro mostra uma aventura de Donald no Lago Titicaca, no Peru. O segundo mostra um aviãozinho que mora em Santiago. O terceiro mostra Pateta no lugar de um argentino dos Pampas. 
O último curta, mostra as belezas do Rio de Janeiro ao som de Aquarela do Brasil, cantado por Ari Barroso. Nesse curta também é introduzido um novo personagem:o papagaio José Carioca, que apresenta a Donald o samba e a cachaça. Um dos melhores na minha opinião.



5- Você já foi à Bahia? (1944)

Esse filme foca em Donald e seus presentes de aniversário, sendo divido em sete segmentos para cada presente ganho. Traz o retorno de José Carioca, cantando sobre a beleza da Bahia; e apresenta o pássaro mexicano Panchito Pistoles. Com ele foi formado os Três Caballeros, onde eles cantam sobre a beleza do México.
É considerado a última aparição de José Carioca, que não apareceu  mais oficialmente desde então. 
Espero que ele apareça novamente em futuras produções mostrando algo do Brasil. Quem sabe em 2016 durante as Olimpíadas?


 Em 1945, a Guerra acabou. 
Até 1950, as animações do Estúdio Disney sofreram  diversas críticas negativas, mas isso mudou  com o lançamento de "Cinderela" nesse mesmo ano.

Espero que tenham gostado.  
Um abraço 
Miguel.

                                  

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Live Action X Animação #1

    Como já mencionei em uma postagem anterior, a Disney cismou de fazer versões com pessoas de seus clássicos animados,os chamados live actions. O mais recente será "Jungle Book".
     No dia 15 de setembro de 2015 foi divulgado o primeiro trailer, que espantou vários fãs, pelo visual dos animais e ambientes da selva. Gente, foi muito top!
    Mesmo com todas essas mudanças, podemos reparar várias semelhanças com o atemporal clássico de 1967 inspirado na obra de Rudyard Kipling.

                                       1- O primeiro encontro: 

          Na animação, Baguera encontra o bebê Mogli abandonado em um barco. No trailer do Live action, a pantera o encontra em uma clareira. Nas duas versões, a pantera parece surpresa e encantada com o menininho.






                                                 2-A despedida:

           Na animação, o lobo que adotou Mogli, Rama, se sente triste ao descobrir que precisa deixar o garoto voltar à aldeia de homens. No trailer do live action, vemos Mogli abraçando um lobo , talvez seu pai, simbolizando a despedida.




                                                                3- Nas costas do Baloo: 

             Na animação, o garoto tem o costume de andar nas costas do urso Baloo, isso também é retratado no trailer




                                        4-Rei Louie e seus lacaios:

           Esse personagem foi criado para animação. É um alívio cômico, na minha humilde opinião. No clássico ele é um orangotango muito doido e estabanado com simples macaquinhos como ajudantes. No trailer vemos que ele sofreu uma mudança enorme, se tornando quase um monstro. Tenho quase certeza que ele não será tão amigável






                                                                  5-A patrulha da selva: 

       Na animação somos apresentados a um batalhão de elefantes comandado pelo mal-humorado Coronel Hathi, no trailer aparecem os elefantes, com um aspecto muito mais ameaçador. 

observação : Estou doido para vê-los.




6- O vilão

Na animação, o tigre Shere Kan aparece quase no fim e é facilmente derrotado. No trailer e nos posters podemos perceber que ele estará mais presente; e na cena da batalha contra Baguera vemos que um simples galho em chamas não o derrotará tão facilmente.





7- A piton Kaa

                O trailer é narrado pela voz sedutora de Scarlett Johansson . Não identificamos de  qual  personagem é, até ouvirmos a frase "Trust in Me" (confie em mim), que se tornou lema da cobra Kaa. Logo em seguida ela aparece muito maior do que no original. Vale mencionar que mudaram o sexo da personagem , que

                                         em 1967 era macho e
                                        em 2016 será fêmea


O que vocês esperam do filme? 
deixem nos comentários
Um abraço ,
Miguel


 




terça-feira, 22 de dezembro de 2015

As 11 cenas mais assustadoras/Tristes da disney- Na minha opinião

         A Disney vem encantando pessoas desde o final da década de 20, criando histórias fofas, com finais sempre felizes. Por outro lado, acabaram criando cenas pesadas que muitas vezes chegam a ser assustadoras. Resolvi fazer uma lista das que me assustavam mais  ( hoje não me assusto mais com nenhuma).

                                                  11-The pink Elephants on Parade -Dumbo:

              Logo depois de visitar sua mãe, Dumbo começa a soluçar e bebe uma tina de água (que sem saber estava cheia de uma bebida alcoólica )  começando a soltar bolhas com a tromba. As bolhas se tornam elefantes cor de rosa, de olhos pretos e sorrisos maléficos. 


                                      10-A cara da Cruella -101 dálmatas 

               Nesse filme, Cruella DeVill  está fanática por um casaco de pele feito com pelo de filhotes de dálmatas. Em um momento a câmera foca em seu rosto distorcido de ódio e loucura,com olhos vermelhos. Sério? Em um filme de criança? Eu morria de medo.



                                                   
                                                9-O Rato - A dama e o vagabundo                                                                                                                                                                        
     No final do filme uma ratazana invade o quarto do bebê. Com seus olhinhos vermelhos e patinhas sujas, suas intenções não deviam ser das melhores.                                     

        
8-O cavaleiro sem cabeça -As aventuras de ichabod e Sr Sapo

O professor Ichabod Crane está voltando de uma festa de Dia das Bruxas, passa por uma floresta escura onde encontra uma assombração sinistra que o persegue por toda a floresta, e que infelizmente resulta na morte dele.
                                                        

7- Pato Donald insano -Como é bom se Divertir

Mickey, Pateta e Donald vivem juntos e têm uma vida miserável, tendo que dividir um feijão para os três . Em um ataque de loucura, o pato pega um machado e tenta matar uma pobre vaquinha (a única coisa que tinham ). O mais assustador são os olhos vermelhos do pato e a aparência de alguém com a mente claramente perturbada.


6-A música "Hellfire" - O corcunda de Notre Dame
O juiz eclesiástico Claude Frollo está fascinado pela belíssima cigana Esmeralda. Para simplificar : ou ela se entregaria a ele,querendo ou não, ou ele a queimaria viva. Cara legal, não é?
Ta aí um cara que não sabe perder...


5-O colega de Pinóquio -Pinóquio

Essa animação é assustadora em geral. Uma das cenas mais chocantes é quando Espoleta, um garoto travesso, se transforma em um burrico. Ele implora ajuda mas seus gritos desesperados se tornam zurros de um burro, logo ele começa a chutar o ar, se tornando um burro para sempre.


4-Morte da mãe do Bambi -Bambi 

O caçador começa a se aproximar e dona corça manda Bambi correr o mais rápido que puder e não olhar para trás; então ouvimos 
um barulho de disparo. O pobre Bambi procurando a mãe naquela neve é muito triste .



3- A morte do Mufasa ( O rei leão) 

O malvado leão Scar causa uma debandada de Gnus, para que esmaguem seu sobrinho Simba. Seu pai, o rei Mufasa, vai salvar seu filho e acaba sendo levado pelos Gnus.Quando ele consegue sair daquela confusão, o rei pede auxílio ao irmão; que ao invés de ajudar, o joga para a morte. Muito shakesperiano.



2- A morte de Clayton -Tarzan

Clayton foi um vilão bem malvado. Tentou vender os gorilas, enganou Jane e seu pai e aprisionou Tarzan, além de várias outras maldades. No clímax do filme, ele acaba se enroscando em alguns cipós. Em um ataque de loucura, corta vários cipós com seu facão, acaba se enforcando e seu corpo é abandonado selva adentro.


1- Night in a Bald montain


Esse curta, parece ter saído de um pesadelo. Um ser com chifres e asas de morcego assombra um pequeno vilarejo, torturando almas e se divertindo com isso. É o Tinhoso em pessoa !!




Tenham ótimas lembranças
um abraço
Miguel.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Minha opinião sobre : Futuros Live Actions da Disney

 Olá Pessoal ...
       Preciso  deixar algo bem claro : O blog não é só para criar finais alternativos  para filmes e sim para compartilhar minhas opiniões sobre eles (na maioria das vezes animações)... Então lá vai. Espero tambêm comentários e contribuições 
     A empresa Disney começou a fazer Live Actions (versões com gente de seus clássicos animados). Os mais recentes são : Malévola, Cinderela... E uma  parte que está por vir vou falar mais abaixo.
 
  Dumbo (1941):
               Esse desenho foi o quarto longa-metragem da Disney e conta a história de um elefantinho com orelhas gigantes... No final do filme, ele as usa como asas e consegue voar, se tornando um sucesso mundial, reencontrando sua mãe.Um filme lindo para uma época tão sombria para o mundo, em plena Segunda Grande Guerra.

 
                        
       No início de 2015, tivemos a notícia de que esse filme ganharia uma versão com gente, dirigido por Tim Burton (Edward mãos de tesoura, Os fantasmas se divertem, Batman).
       Tim Burton é frequentemente associado a filmes com aspectos sombrios, escuridão... Tanto que fãs do elefantinho,inclusive eu, acharam estranho, porque Dumbo é um filme colorido. Nenhum ator foi confirmado até o momento.

       
Sendo fã desse filme a muito tempo, fico apreensivo.
    
      O Livro da Selva (1967):
        Quem nunca ficou cantando " Somente o necessário" depois de ver esse filme?

           Popularmente conhecido como "Mogli - o menino lobo" essa animação narra as aventuras de Mogli e seus amigos animais contra o maligno tigre Shere-Kan.
           O diretor Jon Favreau será o responsável pela adaptação. O ator Bill Murray foi confirmado como o urso Baloo e Scarlet Johansson foi confirmada como a hipnótica cobra Kaa.

           O filme chega ano que vem aos cinemas  e estou com um bom pressentimento.Deve ficar muito bom, já vi o trailer e gostei. Eu quero é ver mesmo os elefantes marchando



Winnie The Pooh (1977)
          Todo mundo conhece o Ursinho Pooh (ou Puff, dá no mesmo): um urso amarelo, que usa uma camisa vermelha e adora mel.
          As notícias que circularam sobre esse Live Action não chamaram muito minha atenção. O filme planeja  remeter a "Toy Story". Quando o Christopher Robin não estivesse presente, os brinquedos  começariam a se mexer ( cof...desnecessário...cof )


   
   
Night in a Bald Montain (1940)
        Se você já viu o filme Fantasia, deve ter se assustado com o demônio Chernabog , o segmento dele  vai ganhar uma adaptação... Não quero nem ver !


    Um abraço 
                  Miguel