Depois do fraco desempenho de filmes como "Planeta do Tesouro" e "Atlantis", a Disney decidiu terminar com o método de animação tradicional.
Isso foi um choque: o método tradicional criou o estúdio e a maioria de seus clássicos. Mas era trabalhoso, cansativo e muito caro. Mas antes de bater o martelo, a Disney planejava lançar um longa tão grandioso que seria capaz de salvar tal adorado método de animação.
Começava, então a criação do roteiro.
Lá vai um breve resumo da primeira versão, batizada de "Sweatin' Bullets".
O bezerro protagonista
Um ladrão de gado famoso morre pisoteado e seu espírito fica sedento por vingança e bovinos de qualquer espécie seriam suas vítimas.
Esse fantasma então resolve sequestrar todos os bovinos do Texas e matá-los. No entanto, um bezerro consegue escapar e promete arranjar um jeito de libertar sua espécie antes que fosse tarde demais.
A ideia até que era muito boa: uma aventura sobrenatural no Velho Oeste americano. Seria muito bom, mas o estúdio não achou.
O roteiro foi eliminado e outro começou a ser criado. Este foi aprovado e começou a ser produzido, com o nome de "Home on the Range".
Essa história focava em três vacas leiteiras que desbravam o Oeste selvagem, sem o benefício de água ou alimento em busca de um ladrão de gado, cuja captura e recompensa vai salvar sua fazenda da falência.
A empresa então gastou uma fortuna em marketing: propagandas, brinquedos, anúncios, etc.
Antes de falar das repercussões que esse longa teve, vamos falar dos personagens dessa história:
Maggie,Sra Calloway e Grace são as protagonistas. Elas deixam a segurança e conforto da fazenda Pedacinho do Céu para capturar um ladrão de gado.
Buck é o cavalo do xerife, que deseja enfrentar bandidos e vê a perseguição ao ladrão de gado como um ingresso para uma vida de aventuras.
Alameda Slim é o vilão. Um maligno ladrão de gado que rouba de uma maneira, no mínimo, excêntrica. Ele nutre um desprezo por muitos magnatas texanos.
Repercussão:
O longa recebeu muitas críticas e foi desprezado pelos fãs.
Em bilheteria, o filme foi um mega fracasso, dando um prejuízo enorme para a empresa.
Depois disso, os filmes passaram a ser feitas em animação computadorizada, com exceção de "A Princesa e o Sapo". Mas isso é uma outra história.
O filme, para mim é muito bom. Fez parte da minha infância, tem belas musicas e uma ótima mensagem. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma pode ser comparado com outros clássicos.
Espero que tenham gostado
Um abraço,
Miguel.
A Disney dificilmente conseguiria fazer algo ruim, mesmo que tentasse. O filme é muito bom, ele só não é um épico como os antigos da Era do Renascimento.
ResponderExcluirO que a empresa deveria ter feito é ousado fazer o que eles ainda não tinham ousado ainda; um filme mais adulto e violento... tipo o roteiro original de O Caldeirão Mágico. O público de hoje estaria preparado pra algo assim, diferente dos Anos 80 ou 90.
Tbm achei muito legal.
ResponderExcluirEu tinha em dvd esse filme, adorava suando era criança :/
ResponderExcluir