quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Reino do sol - uma animação que seria brilhante

"A Nova Onda do Imperador" é um filme bastante conhecido pelos fãs. Mas antes de se tornar a comédia que tanto amamos, houve uma grande confusão: o filme se chamaria "Kingdom of Sun" (Reino do Sol) e seria completamente diferente.
 Agora vamos falar um pouco dessa animação, que prometia nos cativar.
  
Reino do Sol:

A animação tinha um grande nome na cadeira do diretor: Roger Allers, que participou da criação de "O rei leão". Andreas Deja, animador que criou o malvado e terrível Scar, fora contratado para criar a velha mais feia que briga de foice.

A história do longa não teria muito em comum com a versão final :



Pacha, um pastor de lhamas, vive tranquilamente no Império Inca. Um dia ele se encontra com o imperador Manco, que se parece muito com ele. Manco diz que está cansado da monótona vida de imperador e que quer aprender a ser uma pessoa melhor. É muito egoísta e não gosta disso, mas foi o jeito como foi criado.

Manco decide trocar de lugar com Pacha, no melhor estilo " O príncipe e o mendigo".  Quando chega no palácio, ele encontra Yzma.




Yzma é uma malvada feiticeira, que pretende  invocar o maligno deus Supai. Ela acredita que o deus irá cobrir a Terra em escuridão, e com isso, sua beleza voltará.



Quando ela descobre que o imperador e o pastor trocaram de lugar, enfeitiça o imperador e o transforma em uma lhama sem a capacidade de falar.

supai

 Com essa enorme reviravolta, Yzma ameaça Pacha frequentemente e bota o seu pequeno ajudante, o ídolo Inca Huaca, para espionar o farsante.


Nessa jornada, Manco aprende sobre sua humildade e sobre a vida de seus amados súditos e descobre o amor no ser mais inesperado. Enquanto isso, Pacha se apaixona por Nina, a pretendente do imperador.



Mas será que esses três conseguiriam derrotar a malvada Yzma e parar com seu plano diabólico?

Mudanças:

O diretor da empresa da época, achou que aquela estória estaria fadada ao fracasso e tentou convencer os diretores a reformularem a trama.  Eles não aceitaram muito bem e abandonaram o projeto, que já tinha sido 20 % animado.





O drama musical foi transformado em  uma comédia, que hoje é muito amada pelos fãs, e todos os personagens foram redesenhados: Pacha, por exemplo, era um jovem esbelto e seria dublado por Owen Wilson.



 Andreas Deja, o animador responsável por Yzma, também abandonou o projeto após ver as transformações de sua personagem e Huaca, foi substituído por Kronk.


 Com todas essas mudanças, quase nenhuma das músicas compostas foi parar na versão final, mas sim na soundtrack oficial do filme.  Tinha sido composta uma música para Yzma, onde ela revelaria seu plano (tipo "Se preparem")... É muito legal!!




 Mas para muitos, inclusive eu, acreditam que se o filme tivesse sido lançado do jeito original, possivelmente teria se tornado um grande clássico. 

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O final alternativo de "Mogli- o menino lobo" de 1967

"Mogli" foi uma animação particularmente difícil do estúdio fazer. Durante a produção, o fundador da empresa e grande gênio do mundo das animações faleceu. Walt Disney morreu em dezembro de 1966 , alguns meses antes do lançamento oficial do filme.

 O final dessa animação em questão, é um dos mais icônicos: depois da grande aventura contra o malvado Shere Khan, Mogli segue uma jovem para a aldeia dos homens, enquanto seus amigos voltam para a o interior da selva.

Mas o final original era um pouco mais sombrio, com algumas referencias a personagens do livro de Kipling, como alguns personagens e pequenos trechos transformados em animação.

 Se preparem para o final alternativo, muito interessante e que iria amarrar todos os fios soltos da história.

De acordo com os storyboards, não haveria a batalha entre Baloo e Shere Khan.

O FINAL:

 Mogli é acolhido por uma família na aldeia de homens, que na verdade são os pais biológicos de Nathoo (sim, esse é o nome humano do nosso querido filhote de homem). Logo que chega na aldeia, ele cria uma antipatia pelo caçador Buldeo.



Os pais ensinam a Mogli como ser um homem, e acham melhor que ele não saia da aldeia. Entediado, o garoto fica escutando os relatos de Buldeo sobre a selva, até que um dia, o caçador fala que matou o temido e terrível Shere Khan.

Mogli fala com raiva: "-Isso é mentira, vi Shere Khan há pouco tempo e ele está bem vivo!"

"Ninguém acredita em você, pirralho da selva"- retruca Buldeo, com a espingarda na mão

Mogli continua: "-Vi ele sim, perto da cidade dos macacos."

E começa a falar da cidade, de Louie, e dos magníficos tesouros que existiam nela. Buldeo fica furioso e jura vingança contra Mogli e sua família.

Durante a noite, Mogli não se sente mais aceito na aldeia e, para a segurança de seus pais, decide fugir para a selva de novo, mas dessa vez, sozinho. Pega uma tocha e foge.



 Com o fogo ele assusta Hathi e sua patrulha e o rinoceronte Rocky, mas vai em direção a pedra do conselho.




Chegando lá, ele desafia Akela, perguntando se agora ele teria coragem de enfrentar  o fraco menino,  mas todos os lobos estão assustados com a Flor Vermelha.



Mogli passa a perseguir Shere Khan e o assusta frequentemente com o fogo. Nas sombras, a pantera e o urso aparecem, mas falam que agora Mogli é um homem e resolvia os próprios problemas.

Durante a noite, o fogo apaga e ele se vê  encurralado por Buldeo, que força o garoto a mostrar o caminho para a cidade dos macacos, enquanto Shere Khan segue os dois.



Ao chegar nas ruínas, Louie fica contente ao ver o filhote com o fogo, mas ao ver a arma de Buldeo, se assusta e foge com seus súditos

No caminho de volta, Mogli joga a tocha que iluminava o local longe. Shere Khan salta sobre Buldeo, que não tem a menor chance de se defender. O felino larga sua vítima sem vida e parte em direção a Mogli, mas ele atira e mata o felino.

Na manhã seguinte, ele volta para a aldeia e conta a história de como matou o malvado Shere Khan. E durante a noite, ele vai para a selva, e conta a mesma história para os lobos. 

Mogli passa a ser considerado um herói tanto na selva quanto na aldeia.

Fim

E esse, meus caros, seria o final da clássica animação de 1967. O que acharam?  Ia ser muito sinistro. Haveria até uma música, que alternaria entre Shere Khan e Buldeo.

Buldeo foi utilizado no Live action, de 1994, da obra de Rudyard Kipling.

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel
 


domingo, 25 de setembro de 2016

Wild Life - Uma animação animal

Em sua longa jornada, a Disney já tentou produzir diversas animações para  públicos diferentes. Suas duas mais conhecidas tentativas foram: "O caldeirão mágico", que focava em um público mais maduro e "Fraidy Cat", a animação de suspense que nem chegou a sair do papel.
  
A animação cancelada, que é o tema dessa postagem, teria muitas, mas muitas piadas para adultos; mas as crianças ficariam olhando para a tela com expressão de "não entendi"...

Vamos começar  a falar desse filme que, em poucas palavras, envolveria: fama, declínio, amor, traição e exploração.

Wild life:

O filme gira em torno de uma casa noturna. Seu dono, Red Pittsain, precisa de uma nova estrela para superar e massacrar a reputação da boate de sua arqui-inimiga, Magda.



Um dia, ele e sua atual estrela, Kitty, acham um diamante bruto: Ella, uma elefanta com belíssima voz mas com baixa auto estima. Red então, convence a paquiderme a trabalhar nos bastidores de sua boate, como faz tudo.

 Um dia, enquanto arrumava a placa de neon do seu lugar de trabalho, Ella é eletrocutada. Quando acorda, diz ser uma grande e renomada cantora. Red aproveita dessa situação e passa a apresentar Ella como sua estrela, em roupas sedutoras.


Mas Ella decide novamente se afastar da corrida e estressante vida de cantora e quer voltar para o Zoológico, lugar em que tinha uma vida tranquila e sempre foi feliz. Red começa a seduzir a elefanta, para convencê-la que a vida no mundo dos clubes noturnos seria melhor.

 Kitty, que nutria uma paixão por Red, começa a espionar os dois. Quando Kitty confronta Red sobre a situação, Ella volta para o Zoo, dizendo que "não queria mais causar problemas". Depois, quando os dois vão conversar com a elefanta, ela diz que a vida como um animal era melhor do que a vida de uma estrela.



 Kitty e Red se entendem e começam a namorar.

Wild life seria a primeira animação em 3D do estúdio Disney, mas foi substituído por "O galinho Chicken Little".

O que vocês acharam?
Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel


sábado, 24 de setembro de 2016

"Nem que a vaca tussa" - um filme subestimado

"Nem que a vaca tussa", filme lançado em 2004, é a 45º animação da Walt Disney Animation Studios.




 Depois do fraco desempenho de filmes como "Planeta do Tesouro" e "Atlantis", a Disney decidiu terminar com o método de animação tradicional.

Isso foi um choque: o método tradicional criou o estúdio e a maioria de seus clássicos. Mas era trabalhoso, cansativo e muito caro. Mas antes de bater o martelo, a Disney planejava lançar um longa tão grandioso que seria capaz de salvar tal adorado método de animação.





Começava, então a criação do roteiro. 
Lá vai um breve resumo da primeira versão, batizada de "Sweatin' Bullets".


O bezerro protagonista


Um ladrão de gado famoso morre pisoteado e seu espírito fica sedento por vingança e bovinos de qualquer espécie seriam suas vítimas.
Esse fantasma então resolve sequestrar todos os bovinos do Texas e matá-los. No entanto, um bezerro consegue escapar e promete arranjar um jeito de libertar sua espécie antes que fosse tarde demais.


 A ideia até que era muito boa: uma aventura sobrenatural no Velho Oeste americano. Seria muito bom, mas o estúdio não achou.




O roteiro foi eliminado e outro começou a ser criado. Este foi aprovado e começou a ser produzido, com o nome de "Home on the Range".

Essa história focava em três vacas leiteiras que desbravam o Oeste selvagem, sem o benefício de água ou alimento em busca de um ladrão de gado, cuja captura e recompensa vai salvar sua fazenda da falência.



 A empresa então gastou uma fortuna em marketing: propagandas, brinquedos, anúncios, etc.

Antes de falar das repercussões que esse longa teve, vamos falar dos personagens dessa história:
Maggie,Sra Calloway e Grace são as protagonistas. Elas deixam a segurança e conforto da fazenda Pedacinho do Céu para capturar um ladrão de gado.

                       


Buck é o cavalo do xerife, que deseja enfrentar bandidos e vê a perseguição ao ladrão de gado como um ingresso para uma vida de aventuras.
Alameda Slim é o vilão. Um maligno ladrão de gado que rouba de uma maneira, no mínimo, excêntrica. Ele nutre um desprezo por muitos magnatas texanos.




Repercussão:

O longa  recebeu muitas críticas e foi desprezado pelos fãs.
Em bilheteria, o filme foi um mega fracasso, dando um prejuízo enorme para a empresa.



Depois disso, os filmes passaram a ser feitas em animação computadorizada, com exceção de "A Princesa e o Sapo". Mas isso é uma outra história.

O filme, para mim é muito bom. Fez parte da minha infância, tem belas musicas e uma ótima mensagem. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma pode ser comparado com outros clássicos.



Espero que tenham gostado
Um abraço,
Miguel.