Uma verdade quase incontestável quando o assunto é Disney: ou o antagonista tem uma morte terrível e dolorosa, ou uma derrota humilhante e traumatizante.
Na maioria das vezes, o vilão é derrotado por se considerar quase invencível e não se importar mais com o protagonista; e sim no poder incontrolável que está em sua posse naquele momento.
Já que a Disney tem muitos vilões, farei diversas postagens de acordo com cada fase do estúdio, falando dobre o destino deles e nas diversas fases pelas quais o Estúdio passou.
As fases são:
Era de Ouro de 1937 até 1942;
Era Pacote de 1942 até 1949;
Era de Prata de 1949 até 1966;
Era de Bronze de 1966 até 1977;
Era das Trevas de 1977 até 1988;
Era da Renascença de 1988 até 1999;
Era da Pós Renascença de 1999 até 2009;
Era da Nova Renascença de 2010 até o momento.
A Era de Ouro da Disney se iniciou com o lançamento de "Branca de Neve e os Sete Anões" em 21 de dezembro de 1937 até o lançamento de "Bambi" em 1942.
Bem, vamos começar...
1- Rainha Grimilde (Branca de Neve):
Também conhecida como Rainha Má, essa governante é fanática por beleza e faz qualquer coisa para continuar com o título de mais bela de todos. Mas sua beleza é ofuscada por Branca de Neve e é aí que os problemas da princesa pioram.
No final, ela se transforma em uma velha e envenena a princesinha com a famosa maçã; e após ser perseguida pelos anões, cai de um penhasco e tem seu corpo esmagado por uma rocha e devorado por abutres (não vemos essa parte, logicamente).
2- Stromboli, o cocheiro e Monstra (Pinóquio):
"Pinóquio" não teve o sucesso que os produtores tanto esperavam para a época, mas é um filme muito reconhecido hoje em dia. Esse longa também é conhecido pela quantidade exagerada de vilões: 3!!
Stromboli é aquele tipico vilão que parece bonzinho e trata todos com carinho até se mostrar como o verdadeiro monstro que é: prende o bonequinho de madeira em uma gaiola e o ameaça dizendo que iria transformá-lo em lenha. Depois que Pinóquio escapa, ele deve ter continuado seu show, mas sem o sucesso que o boneco tinha proporcionado.
O cocheiro não tentou esconder sua verdadeira identidade. Com um sorriso demoníaco, ele comanda a Ilha dos Prazeres e vende os garotos que viraram burros. Ele não é derrotado e continua com seu sórdido negócio.
Monstra é a baleia que engole Gepeto e Pinóquio. Na perseguição no clímax do filme, ela bate sua enorme cabeça contra as rochas, o que possivelmente causou um traumatismo craniano.
3- Matriarca e as outras elefantas (Dumbo):
Essas esnobes elefantas destrataram de Dumbo desde que as enormes orelhas do elefantinho apareceram. Quando Dumbo voa em público, elas são bombardeados por centenas de amendoins, mas a cena final mostra que eles se redimiram. Menos mal...
4- O homem (Bambi):
O vilão de "Bambi" não é visto durante todo o desenrolar da trama, mas conseguimos saber que ele está por perto com o barulho da espingarda. No clímax do filme, um incêndio atinge a floresta e ele não consegue escapar.
A Era Pacote ocorreu entre os anos de 1942 e 1949 e nessa época os filmes eram compostos por inúmeros curtas e não tinham vilões propriamente ditos.
Depois tem mais.
Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel
O vilão em Pinóquio é mais o próprio mundo, e todas as tentações e perigos que há nele. Pinóquio venceu quando conseguiu sobreviver à ele e se tornar um menino de verdade.
ResponderExcluirQueria saber mais sobre essas Eras da Disney. Pra mim, só havia três. A Era de Ouro, a Era do Renascimento, e a Era Digital, que é a atual.
ResponderExcluirEra de Ouro = enquanto Disney era vivo
Era do Renascimento = quando os estúdios voltaram a fazer filmes de animação bons
Era Digital = quando eles começam a abandonar a animação 2D pela produção digital.
Pensar isso de outro jeito meio que complica a cabeça.
derrota dos vilões da disney era pacote
ResponderExcluirderrota dos vilões da disney era Prata
ResponderExcluir