quinta-feira, 17 de março de 2016

Zootopia- O filme de animais mais humano que já vi

Em 2013, a Disney anunciou que faria um filme de animais. Muitos não se importaram, porque filmes com animais são muito comuns na empresa. Mas diferentemente de "Bambi" ou "Dumbo", em "Zootopia" não existem humanos e sim animais vivendo como eles.





O teaser oficial pode explicar melhor:



O filme conta a história de Judy Hopps, que sai de sua tranquila casa no campo para morar na metrópole de Zootopia e se tornar a primeira oficial de polícia coelha. Foi recebida com muito preconceito por ser muito menor que seus outros colegas de trabalho, geralmente animais grandes e fortes. Quando uma onda de desaparecimentos aflige a cidade, a pequenina pretende resolver o caso.



Judy descobre que a raposa trapaceira Nick Wilde viu um dos animais desaparecidos, e a partir desse ponto os dois começam uma divertida aventura. 

Esse filme também entrou na onda do "hidden villain" ( vilão escondido) onde os fatos do filme nos fazem pensar que o vilão é um X personagem, mas na verdade é um que ninguém suspeita.
O vilão de "Zootopia" é , com certeza, a maior surpresa do filme. Tente achá-lo no cartaz.


Sendo um filme de animais vivendo em uma sociedade adaptada para animais, podemos nos divertir em várias cenas, vendo animais grandes tendo problemas em lugares pequenos; ou animais pequenos tendo problemas em lugares grandes.



Um exemplo de adaptação é a lanchonete que existe na estação de trem: o balcão é normal, mas existe uma extensão para servir bebidas para  as girafas


O visual dos animais é surpreendente.Os pelos são realistas demais, as feições também. Os animadores não deixaram passar um detalhe sequer.





É legal também ver o modo criativo que os animadores deram a cada distrito/bairro e a seus moradores:

Sahara Square - Nada mais é que um grande deserto onde camelos fazem caminhadas, cassinos são abertos, Gazelle dá shows e existe um hotel em forma de uma colossal palmeira. Sua principal inspiração foi Las Vegas.



Savana Central - O centro da cidade, por assim dizer; todos os moradores têm lojas lá. Suas principais inspirações foram: Nova York e Londres.



Tundralandia- O lugar onde várias espécies polares vivem. Para manter a temperatura bem gelada, existe um gigante ar condicionado. Foi inspirado em Moscou.



Distrito florestal- uma enorme floresta tropical. Para manter a umidade, existem irrigadores para simular chuva.



Bunnyburrow - a terra de Judy, tem um contador de habitantes que aumenta a cada minuto.

Mas mesmo sendo rotulada "mundo moderno e civilizado", Zootopia tem vários problemas em comum com o nosso mundo: infringem regras sanitárias, levam multas de transito, vendem filmes piratas, vão em clubes de naturalismo (versão animal de nudismo).

um alce que levou uma multa
          Uma girafa em um Clube de Naturalismo

Não podemos falar de uma animação da Disney e não falar dos Easters Eggs (ovos de páscoa em tradução livre):

-Durante uma cena de Tundalandia  podemos ver o floco de neve que é a marca registrada da Elsa de "Frozen";

-Na mesma cena, podemos ver  duas elefantinhas vestidas de Anna e Elsa.


Ache as elefantinhas

- O personagem Sr. Big é claramente uma referência ao Don Vito Corleone de "The Godfather"... O papel de Don Corleone rendeu a Marlon Brando o Oscar de melhor ator. 



- No poster oficial, vemos uma  zebrinha com a pelúcia do Mickey. 


- Quando FruFru  sai da Macy's, o prédio ao lado se chama  "Lucky cat cafe", nome da residência dos Hamadas de "Big Hero 6".


- O malandro Duke de Weaseltown vende filmes pirateados, versão animais dos clássicos  Disney.

Operação Big Hero, Enrolados e Detona Ralph 
Moana, Gigantic e Frozen 2

- Gazelle, a super estrela, usa poucos figurinos durante todo o longa. Sua roupa é inspirada em um figurinos de sua dubladora, Shakira.



- Como no filme" Aviões", existirá em Zootopia um personagem que mudará de nacionalidade de acordo com o país em que o filme será exibiso, uma maneira de homenagear o público. Sendo um filme da animais a espécie do animal também muda: 

No Brasil, uma onça-pintada
No EUA e no canadá, um alce
No japão, um Tenuki
Um panda na China
Um coala na Oceania

- O personagem Benjamin Garramansa tem entre as várias manchas, um conjunto que forma a cabeça do Mickey escondido.


- A principal inspiração para o prefeito Leãonardo foi o leão Mufasa do filme "O rei leão".


- O dono da sorveteria é um elefante  que tem como nome Jerry Jumbeaux Jr, mas em seu crachá está escrito Jerry Jumbo jr, Uma possível homenagem ao nome verdadeiro de Dumbo.




O filme é emocionante e divertido; mostra que você  pode ser  o que quiser, só é preciso trabalhar duro e se esforçar bastante.

A trilha sonora é fenomenal. Além dos instrumentais específicos de cada personagem composta por um veterano da Pixar, tem a música cantada por Shakira: "Try Everthing". A letra define bem a mensagem que o filme passa.

                                 

NOTA: 10 em 10

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário