quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Conhecendo um pouco de "Coco"

Hoje, dia 2 de novembro, se comemora o dia dos finados em diversos países. Embora diversas regiões do mundo celebrem, a maneira que o México representa o dia de los muertos é a mais conhecida, principalmente por suas peculiaridades: caveiras coloridas, a comida em fartura, a música sem fim. Tudo isso serve para honrar nossos entes queridos que deixaram esse mundo. Vários programas e filmes usam essa noite como  ambiente, seja pelo importante significado que ela transmite ou pelos visuais belíssimos que são apresentados.


Um desses filmes é "Coco", o 19º longa metragem animado da Pixar, programado para chegar nos cinemas brasileiros no dia 04 de janeiro de 2018. Desde que foi anunciado, o longa se encontra em conflitos: "Festa no céu", animação da Fox lançada em 2014 tem elementos e  uma premissa muito parecida. "Coco" poderia ter tido o mesmo destino de "newt", mas mesmo assim o estúdio continuou com a ideia para o filme que viria ser o 1º musical da Pixar.


O filme se passa na cidade fictícia de  Santa Cecília, onde nasceu o famoso cantor Ernesto de LaCruz, conhecido pelo seu sucesso "Remember Me". A cidade e constantemente iluminada com música e dança, para a irritação da família Rivera. Imelda Rivera, falecida matriarca da família, foi abandonada pelo marido quando este decidiu seguir a carreira musical. Após isso, toda melodia era proibida; mas Miguel, seu tataraneto, anseia em seguir os passos de seu ídolo e se tornar um cantor. No dia dos mortos, ele invade o mausoléu de LaCruz e rouba sua famosa guitarra, para  imediatamente se ver transportado para a colorida Terra dos Mortos onde descobre que está amaldiçoado. Com ajuda de seus ancestrais, Miguel procura um meio de voltar para casa. A chave do filme, de acordo com os envolvidos, é a família. O longa pretende abordar a importância dos ancestrais. Mostrar como os que vieram antes de nós tiveram um papel crucial para o nosso desenvolvimento. Mas também pretende falar em como nada pode impedir o que você é.


Os responsveis pela criação do filme mergulharam de cabeça na cultura para fazer esse filme: em um vídeo dos bastidores, os produtores revelam que quase todos os elementos tem um significado importante como a constante presença Tagetes ( flor comum da celebração) ou os Alebrijes  ( peças de artesanato) servindo como guias espirituais no mundo dos mortos.O longa pretende trazer inúmeras aparições, incluindo o da icônica pintora Frida Kahlo. E como ( quase) todos os filmes da Pixar, "Coco" promete tantas lágrimas quanto risadas


Quais são suas expectativas para "Coco"?
Espero que tenham gostado
um abraço
Miguel

Um comentário:

  1. Embora eu e Júlio achemos que este filme (COCO = VIVA - A VIDA É UMA FESTA - 04/01/2018, de Lee Unkrich e Adrian Molina) seja uma espécie de cópia do filme (THE BOOK OF LIFE = FESTA NO CÉU - 16/10/2014, de Jorge R. Gutierrez), amamos (os dois) e o(s) recomendamos para os pais, avós assistirem com seus filhos, netos... História(s) emocionante(s); muita diversão e exemplo(s) dos valores humanos muitos esquecidos nos tempos atuais: enfatiza(m) a importância da família. do respeito e da gratidão por aqueles que estão entre nós e por aqueles que já partiram!!!
    NÃO DEIXEM DE ASSISTI-LO(S)!!!

    ResponderExcluir