domingo, 12 de junho de 2016

"Poderoso Chefão" em Zootopia

Quem viu Zootopia sabe que ele é um filme repleto de easter-eggs e referências, não só de produções anteriores dos estúdios Disney, mas também de uma produção clássica do cinema, "The Godfather" de 1971.


Kozlov, ele que seria o "Don Corleone animal"... Por que não foi?

Para quem não conhece esse clássico do cinema, aí vai um resumo básico: a família Corleone é uma das mais influentes na Máfia americana. O filme mostra a trajetória de seus integrantes entre 1945 e 1955; tem várias cenas marcantes e inesquecíveis: Don Vito Corleone (Marlon Brando) em seu escritório, a cabeça de um cavalo na cama de um empresário, o fuzilamento de Santino Corleone e a cena final por exemplo.


Quem nunca se assustou com essa cena?

Ou não se emocionou com essa?

Se você conhece bem a franquia, deve ter identificado de imediato a óbvia referência a esse filme: o musaranho do ártico, Mr.Big. O personagem foi 100% inspirado no Corleone interpretado por Brando.

Mr. Big

No longa, os protagonistas deram de cara com a maior mente do crime organizado de Zootopia. Tendo enormes ursos polares como capangas, Big fica furioso ao ver o trapaceiro Nick Wilde. A raposa já tinha passado a perna no "Poderoso Chefinho".

"Confiei em você, Nick. Abri as portas de minha casa, nós jantamos juntos... Nona fez até um Cannolli. E como foi que você me retribuiu? Um tapete, feito de gambá. Foi um desrespeito comigo e com minha Nona que foi enterrada com aquele tapete fedorento..."
                                                                                                                             - Mr. Big para Nick

O "capo" então, manda congelar os dois. Seria o fim da história se Fru-Fru não fosse chamar seu pai para dançar e reconhecesse Judy. Ao descobrir que Judy salvou sua filha, ele dá as informações necessárias para achar Lontroza, peça fundamental para esclarecer o mistério de Zootopia.


Fru-Fru e seu pai

No final do filme ele ameaça congelar o Duke of Weaseltown, após este animal se negar a falar algo importante. Por causa diiso, a doninha cantou igual passarinho. Como todo bom morador de Zootopia, ele foi para o show final da superstar Gazelle com sua filha.


"E a madrinha da minha futura netinha"

Um personagem que serviu como homenagem a um dos maiores papéis feitos para o cinema e a um dos maiores atores de todos os tempos.

Os ursos polares, capangas de Big (Kozlov, Kevin e Raymond...) são como os aliados da família Corleone , tanto ao Vito quanto ao Michael.

Kozlov é descrito oficialmente como "o urso polar que Big mais confia", e é o mais competente por assim dizer, muito parecido com Luca Brasi (executor de Corleone).

Kozlov e Brasi


Fru- Fru representa Constanzia "Connie" Corleone, que se casa no inicio do longa. Ambas têm papéis pequenos e causam pouca relevância diretamente na história central. A bichinha quase é esmagada por uma rosquinha gigante no início do filme, mas é salva por Judy; por causa disso,  Judy e Nick não foram congelados por Mr. Big. No final do filme, ela aparece grávida.

Connie se casa no início do primeiro longa, e com o decorrer do filme, vive sofrendo abusos físicos de seu marido. Mesmo que seu papel não tenha sido "grande", teve consequências no destino de sua família... Como o fuzilamento de seu irmão Santino "Sonny" Corleone .

Se perceberem, o penteado e vestido de casamento de Fru-Fru são inspirados na caracterização de Constanzia

Fru-Fru e Connie em seus vestidos de noiva

Até a entrada da Mansão do musaranho lembra um pouco a entrada da Mansão Corleone.


Não parece um pouco?


E uma curiosidade: a atriz que interpretou Kay Adams, Diane Keaton, vai dublar Jenny a mãe de Dory na nova animação da Pixar "Procurando Dory" ( No Brasil, dia 30/06/2016).

      "Vou fazer uma oferta que ele não poderá recusar"- Don Vito Corleone

 "Minha querida, podemos ter evoluído... Mas no fundo, ainda somos animais"- Mr. Big


E vocês? Perceberam mais alguma semelhança?

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel
Tão fofinhos.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Como acabaria - "Jungle Book" de Jon Favreau

A versão de 2016 do filme "Mogli- o menino lobo" está sendo aclamado como um sucesso em efeitos especiais e similaridade tanto com a história de Kipling, quanto com a animação de 1967, conhecida como a ultima animação de Walt Disney.

Dois personagens da nova versão chamaram muito a atenção de todos: a píton Kaa e o primata Rei Louie.

Kaa, dublada pela renomada atriz Scarlett Johansson, tenta devorar o filhote de homem. Muitos fãs (inclusive eu) acham que a cobra só quis devorar o menino por instinto, sendo que ela já tinha ajudado bastante a iluminar um pouco passado de Mogli.


Diga "AHHH"

Louie, que tem a voz (e o rosto) de Christopher Walken, tenta induzir  Mogli a lhe dar o conhecimento sobre a "flor vermelha". No filme, ao perseguir a criança, o primata derruba várias colunas de sustentação e parte do templo onde vivia cai sobre ele.


Belos olhos, Louie

Os leitores estão prestes a presenciar uma cena pós-créditos em que os dois personagens interagem, algo que não acontece nem no filme de 1967.

Cena pós créditos

Os Bandar-logs (os macacos) param de cavar por cansaço e fogem. Durante a noite, Louie emerge dos escombros furioso.

"Filhote de homem maldito" ele diz "me fez de bobo, desperdicei uma bela música a toa... Bem, ele vai ter que me dar a flor vermelha à força!".

Disposto a achar Mogli e obrigá-lo a dar-lhe o fogo, Louie parte selva a dentro e perde seu caminho. O céu nublado impede que ele se localize pelas estrelas; e sem o fogo, fica no escuro. O rei se encolhe e tenta dormir.

Em um momento, no entanto, ele escuta uma risada feminina.
Assustado, pergunta:

"Quem está aí, revele-se!!"

Nas sombras uma voz fala:

"Majestade, está sozinho? Isso não é bom..." Kaa, nesse momento aparece e começa a hipnotizar o rei "O que faz aqui, nessa selva tão densa?"

Louie tenta resistir aos encantos da serpente e responde:

"Estou a procura de um filhote de homem.

Kaa começa a se enrolar no primata " Ele tem algo que eu quero"

Um sorriso sinistro surge no rosto de Kaa, que imobilizou o rei completamente.

"Não se preocupe com isso, meu rei" a serpente continua "está com Kaa agora, não precisa se preocupar com nada ."

Kaa arma o bote.

"Confie em mim..."

A tela fica escura. Deixando claro que Kaa devorou o gigante primata.



(Fim da Cena)


Esse final parece ser meio impossível, porque mesmo a Kaa do longa sendo maior que sua versão da vida real, poderia ter alguns problemas para digerir o vilão por causa dos metros de comprimento e largura dele.

Sinistro demais? Leve demais? o que acharam desse final?

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel
Contem para os amigos e deixe seu comentário

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Destiny e Bailey, as "baleias" de Procurando Dory

O nome do animal está entre aspas no título da postagem, porque nenhum dos personagens é uma baleia propriamente dita. São conhecidos assim por causa de seu enorme tamanho


Dory com Destiny e Bailey

Em Procurando Dory, ao entrar em um tanque no Life Marine Institute que se localiza em Monterey, na Califórnia, a doidinha cirurgião-patela encontra a tubarão-baleia Destiny.

Por não enxergar muito bem...
Destiny vive batendo nas paredes de seu recinto

Destiny diz que conhece Dory há muito tempo, e podemos observar que ela tem um problema de visão e enxerga muito embaçado. Possivelmente isso é resultado do confinamento em seu recinto. Tubarões-baleia são animais solitários e que frequentemente nadam em mar aberto. Destiny possivelmente é o principal motivo para Dory falar baleiês.


Bailey consegue usar a ecolocalização

O recinto ao lado do de Destiny é o da beluga Bailey. Esse cetáceo albino acredita que tem algo de errado com seu sonar. Como os golfinhos, (belugas são parentes mais próximos desses do que das baleias) eles têm capacidade de ecolocalização, detectar a posição e distancia de objetos através de ondas ultrassônicas.


"Se prepara e... espera!"

Os vizinhos gostam muito um do outro e tentam ajudar sempre. Pelo o que parece, Bailey é muito dramático e tem muitas ideias malucas. Destiny é totalmente contra essas ideias, mas Dory consegue entender essas maluquices.


Os dois vizinhos

Possivelmente, como já disse aqui, haverá uma épica fuga e esses dois moradores do instituto pularão para o mar. Se ao pular vão morar com Dory, aí é outra história (isso não passa de uma teoria criada por mim).


Destiny salta para a liberdade

Ao contrário da Dory, lembre-se bem: Procurando Dory chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de Junho de 2016.

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel


Hank com as duas "Baleias"

domingo, 5 de junho de 2016

O antagonista de Zootopia - Óbvio ou não?

Zootopia foi um sucesso colossal. A aventura da coelha Judy e do raposo Nick já encantou várias famílias ao redor do mundo. Mas a coelha e a raposa macho não são o foco dessa postagem... E sim a antagonista.

Desde "Detona Ralph", o estúdio tem investido nos vilões surpresas. As ações de um certo personagem nos fazem pensar que o antagonista é um X, mas no final descobrimos que era alguém que ninguém suspeitava.

Detona Ralph: pensamos que o vilão era o Rei Doce, mas na verdade era o Turbo( que tecnicamente é o rei).

Frozen: pensamos que o vilão era o Duke de Weselton, mas na verdade era o Príncipe Hans.

Operação Big Hero: pensamos que o Vilão era o empresário Alistair Krei ou o Tadashi Hamada, mas na verdade era um vingativo professor Callaghan.

A PARTIR DAQUI COMEÇAM OS SPOILERS DE ZOOTOPIA!!
CONTINUE LENDO SE QUISER...

A antagonista de Zootopia é  a maior surpresa do filme: a assistente do prefeito, a ovelha Bellwether.



Essa ovelhinha planejou dominar a cidade, fazendo as presas ficarem contra os predadores. Tirando o Leãonardo Leorrei do caminho, seu plano daria certo se a coelha Hopps e a raposa Wilde não tivessem se intrometido.

Bellwetter foi condenada por seus crimes e foi presa pela DPZ, junto com seus comparsas (Woolter, Jesse e Doug) 


Cercada pelos policiais, Bellwether é culpada pelos crimes
Ela foi levada para a prisão imediatamente

Só soubemos que ela era a vilã bem no finalzinho do filme... mas se prestarmos bem atenção em alguns momentos durante o longa poderíamos ter adivinhado que a pequena e fofa ovelhinha era tão horrível por dentro.


"O medo sempre funciona... atirarei em cada predador de Zootopia para continuar assim"

1- No primeiro poster do filme e na camisa de um rinoceronte, vemos um crânio de ovelha com uma coroa. Bellwetter é o termo que é usado para definir as ovelhas que lideram... Líder = Rei = Coroa.


2-Na cena em que Garramansa conhece Judy, podemos ver duas ovelhas policiais conversando; as mesmas que no final acompanham Bellwetter até o museu.

Eles estão no cantinho esquerdo

E aqui estão eles para obedecer as ordens da pequena vilã


3- Quando Bellwetter está em seu "escritório" com os protagonistas, ela mostra sua caneca. Nesse momento podemos ver o número de Doug, o responsável por deixar os animais selvagens.

4- Falando em Doug, podemos vê-lo mais cedo no filme, quando quase atropela Nick e é bem grosso com ele. Doug também é visto entrevistando Judy.

Doug  é um químico que criou um soro que torna os animais civilizados em bestas irracionais e selvagens. Esse soro foi feito a partir de uma flor chamada "uivante", que deixa os mamíferos malucos... Os predadores mais que as presas. 

O soro foi concentrado em uma cápsula do tamanho de uma Blueberry. Essas cápsulas eram atiradas no alvo escolhido por uma pistola.

Óbvia referência a série Breaking Bad

O motorista de Sr. Big, a pantera negra Renato Manchas, disse que o Sr. Lontroza gritou o nome da flor antes de se tornar selvagem; dá pra saber mais lendo aqui .

 Depois de dar essa informação, Sr Manchas ficou selvagem e começou a perseguir os protagonistas.

Renato Manchas é contaminado pelo soro de uivantes


Ainda me pergunto: como uma criatura tão bonitinha podia ser tão cruel? O estúdio fez um bom uso do ditado "um lobo na pele de uma ovelha".

Bellwether como prefeita de Zootopia

Espero que tenham gostado.
Um abraço, 
Miguel.

Mas mesmo com essa cara brava e com natureza maléfica, ela é bem fofinha

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Os 7 personagens que melhoraram nas readptações

Na maioria dos Live Actions, os personagens icônicos permanecem quase idênticos a suas contrapartes dos desenhos animados. Isso na maioria das vezes causa uma certa nostalgia ao assistirmos cenas idênticas a dos desenhos.
Mas nos últimos anos, alguns personagens ganharam um maior destaque e maior aprofundamento. Desde histórias de origens diferentes até troca de gênero.

1- Alice ( Alice através do espelho):


Alice disposta a salvar seu amigo, o chapeleiro maluco


Contraparte animada: Alice do longa de 1951

A Alice do primeiro filme quase não teve tantas diferenças em relação a sua contraparte do desenho, o que a tornou uma personagem chata e entediante. Com o amadurecimento da atriz que a interpreta (que está 6 anos mais velha desde o original) e o desenvolvimento apropriado da personagem, Alice Kingsleigh  se tornou uma protagonista forte e bem afastada da garotinha que se perde em um lugar estranho.

"Isso é só um sonho"

2- Absolem ( Alice no País das Maravilhas e sua sequência):


Absolem e seu icônico narguilè

Contraparte animada: A lagarta Azul

No longa de Burton, a pequena lagarta parece tudo saber. Com a voz perfeita para a personagem, Absolem se distancia ao máximo da contraparte animada, que nada faz para ajudar a protagonista; enquanto no live action tenta ao máximo mostrar o verdadeiro potencial de Alice e sua capacidade de matar a fera que aterroriza Underland .

"Você não é Absolem, eu sou Absolem, a questão é: quem é você?"


3- Diaval ( Malévola):


Diaval em sua forma de corvo


Contraparte animada: Diablo

Na animação de 1959, Diablo é um corvo normal que segue todas as ordens de Malévola a risca. No longa de 2014 , ele tem a capacidade de se transformar em inúmeras formas.
Ele explica para sua mestra que só porque ela não achou o amor verdadeiro, isso não significa que a princesa Aurora teria esse mesmo destino. Muitas vezes funciona também como um "grilo falante" da bruxa, aconselhando e sendo ponderado, além de ser um alívio cômico.

4-  Lady Tremaine (Cinderella):


Cate Blanchet interprentou Lady Tremaine

Contraparte animada: Lady Tremaine de 1950

No filme original, dá para perceber que a madrasta maltrata a jovem Cinderela pelo prazer de ser má e desagradável. No remake do contos de fadas, podemos ver que boa parte das ações de Tremaine é por inveja de Ella.

"Lembre-se de quem você é, miserável"

5- Shere Khan ( Mogli- O menino lobo):


Shere Khan chega 

Contraparte animada: Shere Khan de 1967

O tigre da animação nada mais é que um valentão, fazendo de tudo para manter a fama que tem, um vilão mal-desenvolvido para muitos. O Khan dublado por Idris Elba é uma fera com motivos de sobra para odiar Mogli e querer matar o menino lobo. Khan é contra as leis da selva que não beneficiam os predadores,

"Quanto tempo, pensou que fugiria de mim?"

6- Kaa (Mogli- O menino lobo):


Kaa usando sua hipnose

Contraparte animada: Kaa de 1967

A cobra trapalhona com sinusite passa longe da píton sedutora dublada pela intérprete da Viúva Negra, a linda atriz Scarlett Johansson. Além de ter um ar mais "ancião", serpente de 2016 é fêmea. Essa troca foi feita pelo excesso de personagens masculinos nas animações.

"Confie em mim"

7- Rei Louie (Mogli- O menino lobo):



Rei Louie conversa com Mogli

Contraparte animada: Louie de 1967

O orangotango dançarino pode ter mais charme que o Louie de Walken. Mas com certeza, não tem tanto poder. 
A capacidade que o primata, mesmo isolado do mundo de fora de seu  templo, tem de comandar seus pequenos asseclas é impressionante. Macacos são vistos espionando o filhote -de- homem desde o começo do longa. Mesmo o novo sendo claramente um personagem egoísta e que não aceita "não" como resposta. 
Ambas as versões de "I wanna be like you" são maravilhosas de ouvir. 
O Louie do live action é Gigantopithecus e um bom conselho é: não o irrite.

"sabe porque te falam isso? porque quem controla a flor vermelha fica no topo da cadeia alimentar. Ninguém nessa selva pode derrotar... a flor vermelha"

Espero que tenham gostado.
Um abraço, 
Miguel
Shere Khan duela com Baguera

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Procurando Dory e a teoria do possível casal homoafetivo

Há alguns dias foi lançado, no diário  Ellen Show, um trailer completamente inédito de Procurando Dory. Essa prévia apelou para o lado emocional do filme
Em um momento, depois de um minuto, aparecem duas mulheres que se assustam com o polvo Hank disfarçado de bebê. Nada demais, podem ser duas amigas ou só duas figurantes do filme.


No entanto, um usuário do Twitter criou uma teoria: de que as duas poderiam ser companheiras, formando então, ainda que discretamente, o primeiro casal  gay da Pixar.

Isso seria um enorme avanço do estúdio e da Disney. Se esse casal for canônico, será o segundo casal homoafetivo da empresa em geral.

O primeiro casal é composto pelo guarda Blubs e pelo guarda Durland do desenho "Gravity Falls- um verão de mistérios".



Não esqueçamos que no último mês, surgiu no Twitter a campanha "Dêem uma namorada para a Elsa", um esforço para que a rainha de Arendelle saia do armário no segundo longa, com previsão de lançamento para depois de 2018
Uma Fanart da campanha

O que voces acham? Amigas ou amantes?
A Elsa merece uma namorada?

Espero que tenham gostado.
Um abraço,
Miguel